11 tarefas para fazer depois de marcar um show

Marcar o show é só o começo: 11 tarefas rápidas e eficientes para você aumentar as chances de sucesso da sua próxima apresentação

11 coisas para fazer depois de marcar um show

Por Ari Herstand

Você descolou um show. E agora?

Esse é um trecho do livro How to Make It in the New Music Business (second edition), ou “Como Ter Sucesso no Novo Mercado de Música (segunda edição), de  Ari Herstand— com alguns trechos que nós, da CD Baby, adicionamos.

Parabéns!  Você acabou de conseguir marcar uma apresentação na casa de shows dos seus sonhos. Você mandou bem. Negociou, assinou o contrato, lacrou, arrasou!

Que bom, mas seu trabalho apenas começou. Depois de o show estar marcado, eis 11 coisas que você deve fazer assim que possível, para assegurar o sucesso da apresentação, e não deixar nenhum detalhe sair do controle.

1. Crie “smart links”

Depois que você tiver um link para comprar ingressos e um link para o evento no Facebook, crie “smart links”, para saber a quantas anda sua divulgação.

Um “smart link” é uma URL que direciona o usuário para o site que você escolher, e pode manter um registro de onde a pessoa está, do tipo de aparelho que usou para acessar seu link e outras informações. Dependendo do serviço que você usar, um “smart link” também pode mandar lembretes do seu show para pessoas que têm interesses parecidos com o tipo de música que vai ter no seu evento.

Se o serviço oferecido por algumas empresas que criam “smart links” for caro demais, há ferramentas grátis como Linktree e Bitly, que podem ser bem úteis para encurtar um link, oferecer várias opções diferentes de links e te informar quais plataformas, e-mails ou anúncios estão trazendo mais gente para a sua página ou seu evento.

2. Coloque esse show no seu calendário de turnê

Você pode inserir um calendário de apresentações, feito no Bandsintown ou no Songkick, direto no seu site.

E, mesmo que você não tenha o calendário inserido no seu site, é bom que você registre suas datas de shows nessas plataformas. A Bandsintown e a Songkick têm mais de 10 milhões de usuários ativos cada uma, que usam esses apps para descobrir artistas e saber quando eles estarão numa cidade próxima (as plataformas mandam mensagens ou e-mails avisando).

Se você está montando uma turnê, você pode agendar a informação de que seu show vai rolar. Confira se o link está funcionando umas três vezes, e não publique nada sobre o show até conseguir incluir o link (porque, se os fãs ficarem animados ao saber do show, clicarem no link e não encontrarem ingressos para comprar, eles podem ficar decepcionados, esquecer e nunca mais voltar).

A Songkick e a Bandsintown fecharam parcerias com plataformas digitais como Spotify e Shazam — então, se você está se perguntando por que seus shows não aparecem em várias plataformas, é provável que seja porque eles não estão na Songkick e na Bandsintown.

3. Crie um evento no Facebook

A Bandsintown consegue criar automaticamente eventos no Facebook para cada data da sua turnê, mas é bom que você confira se as informações estão todas certas, se os banners estão com as imagens certas, se os links levam para os sites certos etc.

Ter um evento no Facebook para cada show é essencial para conquistar o interesse e entrar em contato com o mercado local de cada cidade.

Aqui vão mais dicas de como criar um evento eficiente no Facebook Event para o seu show.

4. Crie um pôster para o show ou para a turnê

Contrate um designer gráfico para fazer uma arte que seja linda e tenha a ver com o seu show.

Não tem verba para contratar um designer? Não está com o Photoshop instalado? Você pode conferir umas ferramentas online e grátis de design, tipo a Canva, e usar os modelos prontos deles para começar a fazer pôsteres interessantes.

Confira nossas 12 dicas para fazer pôsteres de shows que vão te ajudar a usar melhor o design.

5. Crie um vídeo para o seu show, ou sua turnê

Faça uma versão mais longa para o YouTube, IGTV e Facebook, e uma versão mais editada para usar no  Instagram e no Twitter.

6. Imprima pôsteres físicos e panfletos

Se fizer sentido para a sua turnê, e você tiver onde pendurar na região, você pode imprimir pôsteres na proporção 11 x 17, e também cópias menores para distribuir em lugares movimentados da cidade onde vai ser o show.

A Disc Makers oferece serviços para imprimir tanto pôsteres quanto flyers (mas procure também os recuros locais para a impressão do seu material)

7. Manda pôsteres para as casas de show

Você quer que as pessoas que já frequentam a casa de show onde você vai se apresentar saibam do SEU SHOW. Então mande um pôster que vai chegar à casa de shows semanas (ou meses!) antes. Assim, seu evento vai ganhar mais visibilidade.

Pra que está no Estados Unidos, a Bandposters pode imprimir, etiquetar e enviar cinco pôsteres de alta resolução de imagem, com cores intensas (sem sangria) por US$ 15 a remessa. Se você estiver ocupado demais para fazer seus próprios pôsteres, pode ser uma boa opção.

8.Mande e-mails

O e-mail ainda é uma das maneiras mais eficientes de entrar em contato com seu público. Mande um e-mail anunciando seu show, com o link para comprar ingresso e um vídeo promocional.

Mas não dispare para todo mundo do seu mailing, só para as pessoas que moram na região do show.

Eis como você pode fazer um recorte geográfico do seu mailing, e mandar e-mails para as pessoas certas com o Mailchimp.

9. Escreva um press release

A mídia — não só as mídias sociais — é uma coisa importante.

Se seu show for notícia em veículos locais, pode ser que as pessoas decidam sair de casa para ouvir música ao vivo.

Eis como escrever um press release que vai conseguir chamar a atenção da imprensa local para os seus shows.

10. Faça um estoque dos produtos da sua banda

A melhor oportunidade que você vai ter de vender produtos da sua banda, de camisetas a CDs, é quando o fã estiver cara a cara com você. Então tenha em estoque CDs, discos de vinil, broches, pôsteres ou camisetas.

Se algum desses produtos esgotar, é sinal de que as pessoas QUEREM exatamente esse tipo de produto!

Peça um novo carregamento antes do seu show.

11. Divida as tarefas da divulgação

Trabalhe junto com as outras bandas que vão tocar na mesma noite, para encontrar jeitos de divulgar todos juntos. Divida as funções.

Cada um de vocês deve mandar e-mail e divulgar o evento em redes sociais, mas só uma pessoa precisa fazer pôster, escrever um press release, criar um vídeo de divulgação. E um só evento no Facebook pode ser suficiente para todas as bandas que tocam na mesma noite.

Não faça o mesmo trabalho duas vezes; delegue!


 

Comente

Seus email não será publicado.